Aprenda a baixar filmes legalmente na internet

Desde que a internet deu início a possibilidade de fazer downloads de filmes e músicas, nos tempos de velho Napster, que uma guerra é travada entre os usuários e os distribuidores oficiais das produções. Hoje, no entanto, já é possível encontrar alguns sites que permitem o download legal de vídeos autorizados por seus autores.

Um destes sites é o Legal Torrent, que disponibiliza apenas filmes com a licença Creative Commons, que, atribuída pelo próprio artista, autoriza a distribuição da obra, desde que o crédito seja mantido.

Segundo a advogada especializada em direito autoral Eliane Abrão, o usuário não infringe leis ao fazer downloads a partir de sites como o Legal Torrent. “O que está ali está, supostamente, com a autorização dos autores, então você pode baixar, porque há o consentimento ao autor para isto”, explica.

Eliane alerta, no entanto, que baixar obras inteiras de sites, como muitos que há na rede, que disponibilizam filmes sem a permissão dos autores é crime no Brasil ainda que para uso privado. "Antes permitidas internacionalmente, as cópias para uso doméstico foram proibidas por leis internas em diversos países, entre eles o Brasil", afirma.

Entenda o download legal

Assim como muitos outros, o Legal Torrent é um site “tracker”, ou seja, que reúne links de arquivos do tipo torrent. São eles que vão direcionar o download final do arquivo que se pretende baixar. Para isto, é preciso utilizar um programa como uTorrent, BitTorrent, Azureus, BitComet, etc.

Através deste tipo de tecnologia, o vídeo é quebrado em diversos pedacinhos, todos do mesmo tamanho. Quando o usuário quer descarregar um determinado vídeo, ele usa um arquivo torrent para apontar qual o arquivo final que quer fazer o download.

Desta forma, o programa baixa pedacinhos do vídeo de usuários diferentes e depois monta o quebra-cabeça em um arquivo único novamente. Assim, a velocidade do download é maior porque esses "pedacinhos" estão pulverizados pela rede.

Achou confuso? Veja abaixo o passo a passo de como baixar os filmes

1. Baixe e instale algum programa que compartilhe arquivos através de torrents. Por ser leve, grátis e de fácil uso, os especialistas recomendam o uTorrent;

2. Entre no site Legal Torrent e procure um vídeo no item “search” ou clique direto em “movies”;

3. Escolha o filme que quer baixar. Clique na setinha azul que aparece ao lado de seu nome se quiser iniciar logo o download. Caso queria conhecer detalhes da produção, clique apenas no nome do filme. Na tela seguinte, também há a opção “download this torrent” acompanhada da mesma setinha azul.

4. Ao abrir o arquivo que você baixou anteriormente, o arquivo .torrent, o programa que tiver instalou (item 1) abrirá automaticamente. Antes de começar o download, você terá a opção de escolher onde quer salvar o arquivo e quais as partes do arquivo estão programadas para o download. Em geral, no caso de filmes, os arquivos de vídeo têm extensões como .avi ou .mov. Na dúvida, não desmarque nenhuma das opções listadas e clique em “ok”.

5. Pronto, o seu arquivo começou a ser baixado.


6. Caso queira continuar trabalhando, basta minimizar a janela do programa e, quando o download for finalizado, um aviso irá aparecer em seu desktop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justin Bieber ganha em 4 categorias do Teen Choice Awards

Como usar o PC para escrever em Mandarim?